História

A nossa Escola foi criada em 1988/1989, com a designação de ESCOLA SECUNDÁRIA DE ARCOZELO, através da Portaria nº136/88 de 29 de fevereiro.
A Comissão Instaladora nomeada para o efeito era constituída por três elementos:
  1. Um Presidente, na pessoa do Professor António Alberto Sousa Vieira Gomes
  2. Um Vice Presidente, na pessoa da Professora Alexandrina Rosas Marvão
  3. Um Vogal, na pessoa da Professora Maria de Jesus Eça Vidal Pinheiro
Para além da Comissão Instaladora a Escola contava com a seguinte comunidade educativa:
  • Corpo Docente - 59 Professores
  • Corpo Discente - 613 Alunos
  • Corpo Administrativo - 6 Funcionários
  • Corpo Auxiliar - 12 Funcionários
Os Cursos ministrados eram:
  • Área A - Saúde
  • Área C - Estudos Económico-Sociais - Contabilidade e Administração e Comércio
  • Área D - Estudos Humanísticos - Administração Pública
Ponto alto da história da nossa Escola foi, após muitas vicissitudes na fase de construção, a concretização da transferência das instalações escolares, em 26/7/1991, da Rua Dr. Milheiro, onde teve origem, para a Rua da Corga, ambas na Freguesia de Arcozelo, viabilizando assim, o início do ano escolar em escola nova, embora em situações precárias, uma vez que a transferência se efetuou sem que as obras estivessem concluídas, nomeadamente, no que respeitava a acessos e a espaços exteriores.
O ano de 2000 foi o ano em que a Escola passou a ter um patrono. Assim, através do Despacho nº 754/2000 (2ª série) publicado no Diário da República nº8 de 11 de janeiro a Escola passou a  designar-se - ESCOLA ES/3 ARQUITECTO OLIVEIRA FERREIRA .

Foi instituído o dia 25 de setembro como "o Dia da Escola" por ser o dia do aniversário do patrono (cf. Conselho Pedagógico de 29 de outubro de 2000).
No ano letivo 2013/2014 a nossa escola comemorou os 25 anos de existência.
Neste âmbito, alguns professores deixaram o seu testemunho que mostra o quão importante é a nossa Escola. Aqui ficam as palavras dos professores Isabel Cardoso Silva e Pedro Campos.

"A ESAOF tem as suas raízes bem cimentadas ao longe destes 25 anos, com caraterísticas próprias e com alicerces organizacionais e humanos que a moldaram ao longo dos tempos e que marcaram a sua identidade atual. (...) A ESAOF tem formado jovens, não só a nível de conhecimentos, mas também a nível social e humano.
É, pois, com muita satisfação quando reecontramos ex-alunos já formados e bem integrados na nossa sociedade, que nos dão palavras de carinho e recordam com saudade o tempo em que eram alunos da nossa escola. Falar do passado é bom. E muito! Mas, divisar os contornos do futuro ainda é melhor!"

Patrono

Arquitecto Oliveira Ferreira

Francisco Oliveira Ferreira, nasceu a 25 de setembro de 1884, na freguesia de S.Nicolau, no Porto. Ainda criança veio viver par Vila Nova de Gaia. Era o mais novo de quatro irmãos.
Frequentou a Escola Primária das Palhacinhas, e, depois a Escola Industrial Passos Manuel. Daqui foi encaminhado com o seu irmão José para a carreira das artes.
Obteve a licenciatura em Arquitetura na Academia de Belas Artes do Porto, nos primeiros anos do século XX. Passou algum tempo em Paris onde frequentou as "Beaux Arts".
Em 1912 casou com Leonor Berta Pereira, tendo ido viver para a quinta Bela Vista em Vila Nova de Gaia. Teve dois filhos.
Durante a sua vida foi um homem inconformado e combativo. Nos anos trinta começou a ter alguns problemas de saúde, embora se mantivesse em plena atividade. Faleceu em Miramar a 29 de dezembro de 1957.