Image
Equipa EQAVET

Responsável da Qualidade: Lurdes Xambre
Responsável Pedagógico
: Telma Pinhel

EQAVET

O que é o Quadro EQAVET

O Quadro EQAVET (instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009), ao estabelecer uma compreensão partilhada entre os estados-membro sobre o  que se entende por Qualidade na EFP inicial e  contínua, tem uma dupla finalidade
  • Apoiar as autoridades e os operadores na promoção e monitorização da melhoria contínua dos sistemas e das ofertas de EFP e potenciar a sua atratividade.
  • Concretizar a convergência europeia na EFP através da promoção da transparência das qualificações, da mobilidade dos alunos/formandos e trabalhadores e da ALV e potenciar a mobilidade sectorial, nacional e internacional num mundo globalizado.

O quadro europeu visa a avaliação e melhoria dos resultados da EFP em termos de
  • Adequação da oferta à procura de qualificações por parte de jovens/adultos e de empregadores.
  • Atratividade e melhor acesso à EFP por parte de jovens e adultos.
  • Empregabilidade e/ou prosseguimento da formação por parte dos diplomados de EFP.

Notícias em destaque

EDUCA 24

Na abertura da nossa Semana EDUCA.24, os alunos do 10º ano de Restauração serviram um coffee break, para receber com um sorriso cheio de sabores quem nos visitou.

Oferta Formativa 24/25
 

 

 
 

   

Os Cursos Profissionais são um percurso de ensino secundário em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação. 

Estes cursos preparam-te para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e ensino superior.

Conferem uma dupla certificação - o ensino secundário e uma certificação profissional do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Curso de Turismo
  No passado dia 19 de março, a turma do 10º C organizou a atividade "E porque sim" que se traduziu numa venda de produtos gastronómicos variados. As maravilhosas bifanas confecionadas pelas mães do Cláudio e do Guilherme; as coxinhas de frango  e os rissóis da mãe do Nicholas; os brigadeiros da mãe do Pedro Magalhães; o pão de ló da mãe do Gonçalo; os maravilhosos gaufres   da Carolina, entre outros puderam ser degustados. Para além disso, houve muita animação  com o jogo tradicional da dança das cadeiras  que divertiu os participantes e, ainda, a famosa  roleta da sorte  que sempre atribui prémios deliciosos.
Foi um dia animado que revelou a capacidade organizacional desta turma de futuros animadores turísticos.
   
Curso de Turismo
  No dia 15 de março, as turmas de Turismo realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de TIAT, OTET e TCAT. O destino foram as cidades de Vila do Conde e Braga. Em Vila do Conde visitaram, entre outros locais, a nau quinhentista, o museu das rendas de bilros e a casa onde viveu o escritor José Régio. Em Braga, a visita à Sé foi o ponto alto, passando também pela capela encantada Árvore da Vida, pelo Arco da Porta Nova, pela icónica Brasileira, pelo Teatro Circo, entre outros locais de relevo. Foi uma "aula" fora da escola, em que se pôde avaliar a atratividade turística das regiões visitadas, bem como a dinâmica das visitas guiadas.   
Curso de Turismo
 

No dia 11 de março as três turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo frequentaram uma formação, ministrada pela empresa Mixtura, em software Wintouch – Hotelaria. Um software de gestão e faturação online, simples, intuitivo e de fácil utilização, certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira portuguesa.  

Os alunos tiveram a oportunidade de ter acesso a um software de gestão hoteleira e de adquirir competências necessárias para trabalhar num departamento de receção.

Este tipo de formação é uma mais valia, uma vez que permite eliminar longos tempos de formação e adaptação.
 
Curso de Restauração
 

A primavera antecipou-se para receber em Viana do Castelo as turmas de Restauração, no dia 13 de março!

Fomos visitar a Escola de Hotelaria e Turismo e o Museu Fábrica do Chocolate, com uma receção de príncipes e princesas! Vamos espreitar as imagens...

 
Curso de Restauração
 

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Restaurante/Bar realizaram, no passado dia 4 de março, uma visita ao Centro Multimédia da Associação de Empresas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.

No centro de eventos  tiveram oportunidade de conhecer melhor a história da região demarcada do Douro. Foram apresentadas as características dos diferentes tipos de vinho e a possibilidade de harmonização com menus e pratos e em diferentes momentos do dia. Fez-se a descida ao Cais de Gaia, junto ao rio Douro e aos famosos barcos rabelo, que há séculos são usados para transportar o precioso néctar da produção até às Caves. A caminhada seguiu-se pela ponte D. Luís até à Ribeira do Porto, passando pela Alfândega, pela Casa do Infante, subindo até à Igreja de São Francisco, o Palácio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges. Aí ganharam forças para a última etapa até à Estação de São Bento, com os seus históricos painéis de azulejos, que atraem grande movimento de turistas para uma fotografia.

 
Restaurante Pedagógico
 
No dia 28 de fevereiro, o sol entrou no nosso restaurante pedagógico para receber os professores do Departamento de Ciências e Tecnologias.
 
Mais um apontamento de sorrisos e de sabores!
Bem hajam pela vossa presença!
 
Curso de Turismo
 

O aluno Francisco Maria Lagartinho Hilário, do 8º A,  foi o vencedor do concurso "A mais bela cantada de amor", promovido pela turma do 10ºC do Curso de Turismo, e convidou o colega de turma Martim Ramos Castro para almoçar com ele no Restaurante Pedagógico da ESAOF, no passado dia 21 de fevereiro.

A cantada vencedora é a seguinte:
"Tu és o melhor prémio deste concurso,
Contigo ganho mais do que com um simples discurso.
O teu sorriso é o primeiro a conquistar,
Professores ajudem-me a ganhar para com ela ir almoçar."
Foi pena o convite não ter sido aceite por ela....
 
Restaurante Pedagógico
 
No dia 22 de fevereiro foi a vez de recebermos um grupo de Psicólogos no nosso Restaurante Pedagógico!
 
A equipa da Restauração preparou um Coffee Break para este momento de convívio.
 
Mais um apontamento de sabores e sorrisos!
 
Restaurante Pedagógico
 

No dia 21 de fevereiro houve movimento, cor, gestos e sorrisos no nosso Restaurante Pedagógico! A saborear connosco estiveram os professores do Departamento das Expressões!

O Diretor e a equipa da Restauração agradecem a vossa presença!

 
Carnaval e Dia dos namorados
 
Este ano, na ESAOF, o Carnaval e o Dia dos Namorados entrelaçaram as suas comemorações.  Os alunos do 11º C do curso de Turismo procederam à decoração do Pavilhão C, assim como, do auditório para a realização de sessões de cinema.
A turma do 10º C, no exterior, montou um espaço para apresentação do concurso "A mais bela cantada de amor" que tem como prémio um almoço,  para duas pessoas, servido pelo Restaurante Pedagógico da ESAOF.
 
Estas atividades são bem-vindas  porque permitem a criação de parcerias entre turmas e o desenvolvimento de competências.
 
Curso de Turismo
 

No passado dia 15 de fevereiro, a turma do 11º C do curso de Turismo deslocou-se ao Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), no Porto,  para participar no concurso - Quiz à descoberta de Portugal. 

A nível individual o aluno Eduardo Gomes classificou-se em terceiro lugar. A nível de escolas a ESAOF classificou-se em segundo lugar.

Foi mais uma experiência vivida pelos alunos na primeira pessoa. Estas parcerias entre stakeholders e escola são fundamentais para garantir a qualidade do curso de Turismo. 

 
Curso de Restauração
 

Sete de fevereiro foi o dia de receber no nosso Restaurante Pedagógico os professores do Departamento das Ciências Sociais e Humanas!

Mais um momento descontraído, encontro de conversas e de sabores.

Obrigada pela presença!

 
ERASMUS+ VET ROVIGO, ITÁLIA
 

No dia 4 de fevereiro, um grupo de alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, acompanhados pela professora Ana Paula Macedo, rumaram a Rovigo, Itália, para realizarem um estágio internacional de cinco semanas, no âmbito  do programa ERASMUS+ VET.

 
Curso de Restauração
 

 

Hoje o Departamento das Línguas foi ao Restaurante Pedagógico degustar, conviver e partilhar sabores e conversas. Mais um dia luminoso, a despertar sorrisos!

 

 
Curso de Restauração
 
O dia 17 de janeiro acordou com sol... para conduzir toda a equipa de Restauração à Fábrica de Cerveja Nortada e à Conserveira Pinhais!
 
Foram momentos de muita aprendizagem, partilha e boa disposição!
 
Curso de Turismo
 

A turma do 2º ano de Turismo regressou à escola depois de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho na empresa Desfrutar Eventos, que   colaborou  na 15ª edição do Parque Temático de Natal - Perlim. Através deste estágio os alunos   puderam ter o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho, desenvolver diversas tarefas  e obter  uma excelente aprendizagem. O Perlim mantém-se como uma referência internacional,  neste tipo de eventos, transformando o palco natural da Quinta do Castelo,  em Santa Maria da Feira, num lugar mágico na quadra natalícia, atraindo este ano mais de 120.000 visitantes.

 
Curso de Informática
 

No dia 14 de dezembro, os formandos do 1º e 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos tiveram um dia repleto de vivências e aprendizagens ao visitar o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico e o castelo, em Belmonte, o Data Center na Covilhã e a aldeia histórica, Sortelha.

As vivências e as aprendizagens passaram por entender a capacidade de alojamento e gestão de infraestruturas de tecnologias de informação do Data Center, por viajar ao passado com Pedro Álvares Cabral, por conhecer usos e costumes da comunidade judaica, por descobrir recantos e encantos de Sortelha e, não menos importante, por fortalecer relações interpessoais.

 
Curso de Restauração
 

No dia 13 de dezembro voltámos a receber no restaurante pedagógico os nossos preciosos colaboradores!

Um bem haja a todos e Boas Festas!

 
Curso de Restauração
  O almoço do dia 6 de dezembro contou com a presença de alguns elementos da nossa Comunidade Educativa, que todos os dias nos acolhem, mantendo espaços e documentos em ordem! Bem hajam!  
Workshop de Hardware
 

Os alunos André e Luís do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no âmbito das suas Provas de Aptidão Profissional, proporcionaram workshops sobre hardware aos alunos do 8º ano, promovendo competências e conhecimentos na área das TIC.

Os nossos finalistas desempenharam o seu papel com responsabilidade, autonomia e entusiasmo, motivando assim os alunos do 8º ano para a aprendizagem e a solicitar novos workshops neste formato.

 
Curso de Restauração
 

No dia 29 estivemos de novo juntos a almoçar... Mas desta vez tivemos a simpática companhia das Colegas da nossa escola vizinha, EB 2/3 Sophia de Mello Breyner, e dos alunos da nossa Associação de Estudantes.

Um momento muito agradável, para degustar os petiscos propostos pela equipa da Restauração e para pôr as conversas em dia. A repetir!

 
Curso Profissional de Informática
 
No dia 23 de novembro, os alunos das turmas do Curso de TGPSI, da ESAOF, foram à Lisboa Games Week. 
 
Foi mais um dia cheio de vivências e experiências interessantes e enriquecedoras, para os alunos deste curso.
 
Curso Profissional de Informática
 

No dia 22 de novembro, o nosso ex-aluno do Curso de Informática e atual parceiro de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), Hélder Pinhal, partilhou o seu percurso de vida académico e profissional com as turmas do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Num ambiente informal, deu uma visão da realidade da profissão de programador no nosso país e no estrangeiro e salientou a importância da formação superior para alcançar a posição que ocupa atualmente ao nível profissional. 

 
Curso Auxiliar de Saúde
  As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto – Exposição ‘Bodies’, onde tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o corpo humano, através da observação de corpos doados à ciência, “cuidadosamente preservados” por plastinação (um processo tecnológico de preservação de materiais biológicos).  
Curso Auxiliar de Saúde
 

As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo à  Liga Portuguesa Contra o Cancro no Porto, onde realizaram experiências no laboratório e participaram numa sessão de educação para a saúde. 

O acolhimento e acompanhamento realizado pela Enfermeira Mónica Gomes foi excelente, tendo fornecido informações e partilhado experiências enriquecedoras para estes alunos.

   
Aula de ReactJS
 

A turma do 3º ano do Curso de TGPSI teve uma aula especial pois o Alexandre, o Jaime e a Noemi estiveram a fazer um workshop sobre as principais funcionalidades do ReactJS para os colegas. O ReactJS é uma das bibliotecas de JavaScript mais populares para desenvolvimento de aplicações web ou para dispositivos móveis.

Foi uma aula participativa onde os alunos tiveram o protagonismo na sua aprendizagem.

 
EXPOJOB
 
EXPOJOB
MERCADO DE OPORTUNIDADES
 
A ESAOF foi convidada a participar na II Edição da EXPOJOB, organizada pela Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha e União de Freguesias de Serzedo e Perosinho.
Um dos temas abordados foi "Importância da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho", sendo a docente Lurdes Xambre uma das palestrantes, em representação da escola.
 
 
 
Restaurante Pedagógico
 
No dia 8 de novembro aconteceu o primeiro almoço no Restaurante Pedagógico da nossa escola, confecionado e servido pelos alunos de Restauração do 10ºE e do 11ºE, sob a orientação do professor Ricardo Machado.
 
Este evento marcou o arranque de um percurso gastronómico, em contexto pedagógico e em situação real de trabalho, que se estenderá por todo o ano letivo.
 
Estejam atentos a estes momentos de degustação!
 
Visita de Estudo do CPTAS
  As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Espinho. O acolhimento e acompanhamento realizado pela Diretora Sara Ramos e respetiva equipa foi excelente, tendo fornecido informações e partilhado experiências enriquecedoras para estes alunos.  
Outubro Rosa
   
Restaurante Pedagógico
 
Venham almoçar connosco, uma vez por mês, ao nosso Restaurante Pedagógico!
Temos sabores e sentidos para degustar e descobrir, numa viagem gastronómica que passa pelas delícias regionais e chega a destinos exóticos do paladar.
Acontece na sala 35, em data sempre anunciada, com um número de vinte comensais, mediante inscrição prévia. E o preço... é uma das boas surpresas desta partilha!
Ficamos à vossa espera!
 
A equipa do Curso Profissional de Técnico de Restauração
 
Outubro Rosa
 
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde decidiram elucidar a comunidade escolar com "Verdades e Mitos" sobre o Cancro da Mama, de forma a não só alertar mas a esclarecer toda a comunidade escolar.
  
"Sinta o seu corpo, ouça o seu médico, reveja os seus conceitos e vá além do seu tempo. O corpo é o nosso abrigo, por isso não deixemos de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame da mama e previna-se contra o cancro da mama! A prevenção e o conhecimento são os maiores aliados para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz.”
 

 
Mobilidade Erasmus+ VET
 

 “Mobilidade Erasmus + VET (Vocational Education and Training)”

No dia 4 de outubro, decorreu no auditório da ESAOF, uma sessão de esclarecimento sobre a Mobilidade Erasmus+ dos alunos dos Cursos Profissionais, sob a orientação do professor Victor Fernandes do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Santo Tirso. Este evento pretendeu apresentar o Programa Erasmus+ e esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

   
Dia Mundial do Turismo
 

 

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo elaboraram painéis comemorativos do Dia Mundial do Turismo.

 
Dia do Turismo
 

Turmas de Turismo descobrem o encanto de Guimarães: uma viagem inesquecível!

No passado dia 27 de Setembro, as turmas de Turismo da ESAOF realizaram uma visita de estudo a Guimarães, no âmbito das disciplinas de OTET, TCAT, TIAT, acompanhados pelas professoras Cármen Martins, Sílvia Teixeira e Graça Heleno.
Os monumentos visitados foram: Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Centro Histórico de Guimarães, Monte da Penha e seu Santuário. Em cada monumento visitado, os alunos do 12ºC, fizeram uma breve apresentação em Português, Inglês e Francês, fruto de uma pesquisa prévia e com o objetivo de treinarem as competências linguísticas.
Os alunos desfrutaram ainda de uma viagem de teleférico até ao Monte da Penha, onde puderam contemplar as magníficas formações rochosas e a deslumbrante paisagem sobre a cidade.

 

Estas visitas são muito importantes para as turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo, pois com elas adquirem-se conteúdos essenciais para o Curso, dando-lhe um carácter mais prático, e fica-se a saber mais acerca da história do nosso país. A visita foi também muito importante para a inter-relação entre as 3 turmas. Foi, assim, uma excelente forma de assinalar o Dia Mundial do Turismo!!!

 
Erasmus+ BRICKS
 

Visita de estudo ao Cantinho das Aromáticas

 O projeto Erasmus+ BRICKS aliou-se à Oficina de Jardinagem para desenvolver o projeto “Biodiversidade no Jardim”.

No Cantinho das Aromáticas, cultivam-se plantas de forma biológica e holística. Para além das plantas que nos foram dadas a conhecer, também aprendemos estratégias de controlo de pragas a aplicar no jardim da nossa escola.

Ver vídeo

 
Erasmus+ BRICKS

 

 

 

No contexto do projeto Erasmus+ BRICKS será dinamizada uma competição entre turmas para a recolha de tampinhas de plástico com um propósito solidário.
 
As tampinhas serão entregues à Associação Espinho Solidário que apoia crianças com doenças raras e doenças oncológicas.
No final do ano letivo a turma que tiver recolhido mais tampinhas será premiada com uma visita de estudo.
Erasmus+BRICKS
 

Visita de estudo ao Cantinho das Aromáticas

 O projeto Erasmus+ BRICKS aliou-se à Oficina de Jardinagem para desenvolver o projeto “Biodiversidade no Jardim”.

No dia 27 de maio visitámos o Cantinho das Aromáticas, onde se cultivam plantas de forma biológica e holística. Para além das plantas que nos foram dadas a conhecer, também aprendemos estratégias de controlo de pragas a aplicar no jardim da nossa escola.