Previous Next

No dia 26/03/2025, as turmas do 10ºE (Mise en Place), 11ºE e 12ºE (Serviço) do Curso Profissional de Restaurante & Bar realizaram o 7º Almoço Pedagógico do ano letivo 2024/2025, a convite da Direção, para os professores do Departamento de Ciências.

Como é habitual, os convidados foram recebidos com um welcome drink na sala da Direção, seguido de um belíssimo repasto, composto por:

  • Couvert/Entradas: Folhados de queijo Brie com bacon e creme de cenoura

  • Prato principal: Bacalhau com natas e salada mista

  • Sobremesa: Bolo D’Anite e gelado

Tudo foi acompanhado pela nossa já reconhecida sangria de espumante com frutos vermelhos, um verdadeiro sucesso garantido.

É importante salientar que este foi o último almoço executado pela turma do 12ºE, que em breve iniciará o estágio, encerrando assim com chave de ouro o seu percurso académico.

De coração cheio e com muito orgulho, agradecemos todo o empenho demonstrado ao longo destes três anos de intensos serviços e atividades na área da Restauração. Desejamos a todos um futuro profissional brilhante e repleto de sucessos!

 
Previous Next

No dia 21 de março de 2025, os alunos das turmas 10.º F e 11.º F do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo à Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Espinho e ao Centro Social e Paroquial de São Tiago de Silvalde, abrangendo as valências de ERPI e Centro Infantil.

A experiência foi enriquecedora e contribuiu para o desenvolvimento das competências específicas do curso. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com diversos utentes e proporcionar momentos inesquecíveis. No final do dia, sentiram-se de coração cheio e mais conscientes da realidade destas instituições.

Previous Next

E como tem vindo a ser habitual todos os anos e com muito gosto, a nossa escola uma vez mais, marcou presença na QUALIFICA, com a presença de 2 alunos de cada curso profissional.
 
Assim, os cursos de: Técnico de Auxiliar de Saúde, Design de Comunicação Gráfica, Turismo, Gestão e Programação de Sistema Informáticos e Restaurante & Bar, com o auxílio dos alunos que se fizeram representar, demonstraram e apresentaram um pouco do que faz ou se pode vir a fazer, dentro da oferta formativa profissional que e ESAOF disponibiliza.
 
O nosso muito obrigado aos alunos presentes, que para além da sua disponibilidade demonstrada, receberam sempre com um sorriso e simpatia, todos aqueles que nos quiseram visitar!
 
Até ao próximo ano!  
Previous Next

 E, em grande estilo, no passado dia 12 de março de 2025, terminamos o itinerário 2024-2025 com a última visita de estudo do Curso de Restauração & Bar, envolvendo as turmas do 10.º, 11.º e 12.º E, respetivamente, e, desta vez, com a turma do Curso Profissional de Turismo - 10.º C.
 De manhã, visitámos a EHTP - Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (https://escolas.turismodeportugal.pt/escola/porto/), onde ficámos a conhecer toda a orgânica, funcionamento e oferta formativa que esta possui.
Fomos também convidados a viver experiências no restaurante pedagógico (SELF), onde nos foi possível  degustar e deliciar-nos com o menu apresentado.
Durante a tarde, visitámos a fábrica de conservas Ramirez, a mais antiga e moderna do ramo - fábrica de conservas Ramirez (https://ramirez.pt). O barulho ensurdecedor da linha de produção não nos impediu de visitar e compreender melhor como os produtos Ramirez são produzidos, armazenados, embalados e acondicionados.
Previous Next

No passado dia 26/02/2025, foi realizada a segunda visita de estudo do Curso de Restaurante & Bar das turmas do 10º, 11º e 12ºE.

Assim, às 8h15 da manhã, com destino a Valongo, visitamos a Oficina da Regueifa e do Biscoito (site oficial). Durante a visita, além de conhecerem a história do biscoito e do pão da cidade de Valongo, os nossos alunos foram desafiados, no final, a arregaçar as mangas, lavar as mãos, colocar a touca e produzir os seus próprios biscoitos.

No período da tarde, seguimos para uma das mais emblemáticas e antigas biscoitarias de Valongo, a Biscoitaria Valonguense (Facebook). Lá, pudemos perceber que a tradição, as antigas práticas de produção e os equipamentos de outros tempos continuam a ser a verdadeira chave do sucesso de produtos como os cacos, os biscoitos malfeitos, os biscoitos de milho, entre outros.

Mais doces e enriquecidos culturalmente, regressamos com uma enorme vontade de lá voltar!